A minha Lista de blogues

quarta-feira, 24 de março de 2010

POMBOS CORREIOS



Sempre houve em Portugal muitos columbófilos
que concorrem com os seus pombos, mesmo em
largadas internacionais, que são transportados
em jaulas próprias.

Há 60 anos não haviam telemóveis nem televisão.
Os relatos de futebol na rádio eram só quando
actuavam os clubes grandes.
Quando o clube da minha terra jogava fora, havia
sempre algum adepto que levava pombos e
conforme a mudança no resultado largava um
pombo com um bilhete preso numa anilha.
Assim, no pombal iam sabendo o resultado
e passavam a palavra! Autêntico!!!

Na 1ª Guerra Mundial, mais de 30.000 pombos-correios foram utilizados nas frentes de combate, sobressaindo o episódio do Forte de Vaux, e a história da heróica batalha de Verdun !

Na 2ª Guerra Mundial, assistiu-se ao êxito das mensagens aladas, sempre que as comunicações via-rádio, eram interceptadas ou perturbadas pelos inimigos !!!

Na Europa, Portugal ocupa lugar de destaque na criação e nas competições de columbofilia, um esporte que consiste em corridas entre pombos correios. Em Portugal, é o segundo esporte do país com cerca de 25 mil associados, 750 clubes e 14 Associações Distrital-Regionais. A Federação Portuguesa de Columbofilia tem registrado cerca de 6 milhões de pombos correios/ano. Já organizou quatro campeonatos do mundo, três campeonatos Latino Americanos e um campeonato da Europa.

.

Columbofilia é a uma modalidade desportiva relacionada a corrida entre pombos-correio. Columbófilos (criadores de pombos-correio), potencializam capacidades físicas e de orientação, para participação de campeonatos. Eles desenvolvem velocidades de até 87 a 102 km/h, em distâncias que podem chegar a pouco mais de 1.200 quilômetros.
















quinta-feira, 11 de março de 2010

CÃO DE ÁGUA PORTUGUÊS


O cão de água pode ter ou não a sua origem em Portugal


No entanto, a sua origem perde-se nos tempos. Julga-se

que pode ter chegado a Portugal pela mão dos habitanyes

do norte de África, quando estes invadiram o nosso território.

O Cão de água português ou Cão d'água português é uma raça de cães criada pelos portugueses para servir de companhia nas viagens marítimas, por volta de 1500.


Existiam registos desta raça no tempo dos romanos como o "canis leo" pelo tradicional corte a leão no qual o cão tem a parte de trás (traseira) totalmente rapada e a parte da frente com pelo, pois assim dava-lhes agilidade dentro de água com a traseira rapada e com pelo na parte da frente ajudava a que eles a não sentirem a água fria do alto mar.


O cão d'água português, com sua constituição forte e compacta e musculatura bem desenvolvida, é um nadador olímpico. Seu tamanho é mediano, entre 40 e 56 cm e seu peso entre 16 e 25 kg. A pelagem é profusa, cobrindo todo o corpo. Existem dois tipos de pêlos: longo e ondulado, com brilho, e mais curto, áspero e denso. Suas cores são: branco, preto ou mesmo sem .manchas brancas.

quarta-feira, 3 de março de 2010

CASTELO DE AUMOUROL


Instalado num rochedo no meio do rio Tejo, uma ilha de pedras agrestes e a desafiar a eternidade está o castelo de Almourol envolto num cenário de magia proporcionadoalmourol2.jpg (18284 bytes)