A minha Lista de blogues

quarta-feira, 24 de março de 2010

POMBOS CORREIOS



Sempre houve em Portugal muitos columbófilos
que concorrem com os seus pombos, mesmo em
largadas internacionais, que são transportados
em jaulas próprias.

Há 60 anos não haviam telemóveis nem televisão.
Os relatos de futebol na rádio eram só quando
actuavam os clubes grandes.
Quando o clube da minha terra jogava fora, havia
sempre algum adepto que levava pombos e
conforme a mudança no resultado largava um
pombo com um bilhete preso numa anilha.
Assim, no pombal iam sabendo o resultado
e passavam a palavra! Autêntico!!!

Na 1ª Guerra Mundial, mais de 30.000 pombos-correios foram utilizados nas frentes de combate, sobressaindo o episódio do Forte de Vaux, e a história da heróica batalha de Verdun !

Na 2ª Guerra Mundial, assistiu-se ao êxito das mensagens aladas, sempre que as comunicações via-rádio, eram interceptadas ou perturbadas pelos inimigos !!!

Na Europa, Portugal ocupa lugar de destaque na criação e nas competições de columbofilia, um esporte que consiste em corridas entre pombos correios. Em Portugal, é o segundo esporte do país com cerca de 25 mil associados, 750 clubes e 14 Associações Distrital-Regionais. A Federação Portuguesa de Columbofilia tem registrado cerca de 6 milhões de pombos correios/ano. Já organizou quatro campeonatos do mundo, três campeonatos Latino Americanos e um campeonato da Europa.

.

Columbofilia é a uma modalidade desportiva relacionada a corrida entre pombos-correio. Columbófilos (criadores de pombos-correio), potencializam capacidades físicas e de orientação, para participação de campeonatos. Eles desenvolvem velocidades de até 87 a 102 km/h, em distâncias que podem chegar a pouco mais de 1.200 quilômetros.
















1 comentário: